27 de maio de 2009

A Arte de Presentear


Vejam isso:

"O ato de presentear é muito antigo e provavelmente acontece desde que o homem se entendeu por homem. Para ter uma idéia do simbolismo de se presentear, podemos voltar ao nascimento de Jesus, que naquela ocasião, foi presenteado pelos 3 Reis Magos com ouro incenso e mirra. O ouro é o mais precioso dos metais, o incenso simboliza a expiação dos pecados e a confirmação do ministério do sacerdote, e a mirra, uma substância aromática que misturada ao óleo, servia para ungir os sacerdotes.
Em muitas sociedades, o ato de trocar presentes contribuiu e contribui para a coesão das comunidades, uma vez que é um ato que une as pessoas.
Quando um objeto é dado sob a forma de presente, em muitas culturas ele é embalado de acordo com algumas tradições locais. Por exemplo, na cultura ocidental, os presentes sempre são oferecidos envolvidos com papel de presente e acompanhados por um cartão, que depende da ocasião em que o presente foi dado. Já na cultura chinesa, o embrulho vermelho significa sorte.
Aqui no Brasil algumas datas são tradicionais para troca de presentes, como o dia das mães, o dia dos pais, o dia dos namorados e, é claro, o maior de todos, o Natal. É claro, que existem os aniversários, os casamentos, e uma infinidade de ocasiões onde presenteamos".(Como presentear).
Dar presentes é há muito tempo um objeto de estudos a respeito do comportamento humano, sobre o qual se debruçaram psicólogos, antropólogos, economistas e especialistas em marketing. Eles descobriram que dar presentes é uma faceta surpreendentemente complexa e importante da estrutura das interações humanas, ajudando a definir os relacionamentos e fortalecendo os laços com a família e os amigos. De fato, os psicólogos dizem que freqüentemente é quem presenteia, e não que recebe, que obtém o maior benefício psicológico vinculado a um presente.
Segundo os pesquisadores, as pessoas que deixam de dar presentes perdem importantes pistas sociais. "A lista das pessoas às quais você presenteia lhe diz quem é importante na sua vida", diz McGrath. "Ela diz quem é mais e quem é menos importante".Mas o maior efeito de dar presentes pode ser sobre nós mesmos. Presentear os outros reforça os nossos sentimentos por eles e faz com que nos sintamos mais afetuosos e atenciosos, diz Langer. (Matéria publicada no The New Yik Times)
E nada como uma embalagem impecável para valorizar um presente, por mais simples que este possa ser. A embalagem pode se tornar parte do próprio presente , fazendo a pessoa presenteada antever com alegria o que pode ter dentro de um pacote tão lindo.
Algumas dicas e sugestões para vocês:

Gostaram? Olha aí o passo a passo:




Materiais necessários: Fita Kraft prata; cartolina metalizada azul; saco para presente, com 30 x 45 cm; etiquetas; tesoura e cola quente.
Execução:
1 - Dobre a camisa no tamanho que desejar. Com a tesoura, corte a cartolina com o tamanho da dobra da camisa. O papel dará suporte para a peça de roupa; 2 - Coloque a camisa dentro do saco para presente; 3 - Com as mãos, retire o ar do saco de embalagem e coloque a etiqueta para fechá-la; 4 - Use a tesoura para cortar um pedaço de 33 cm de comprimento da fita Kraft; 5 - Usando a cola quente, una as pontas inferiores da fita para formar o colarinho da embalagem; 6 - Corte outro pedaço de 29 cm da fita Kraft e dobre uma das pontas formando um bico. Com as mãos enrugue a ponta. Na outra extremidade dê um pique com a tesoura para formar a gravata; 7 - Vire a embalagem no lado sem dobra. Com a cola quente, fixe o colarinho no centro da parte superior da embalagem; 8 - Ainda com a cola quente, fixe a gravata na parte superior do colarinho; 9 - Se quiser, faça ondas na estrutura da gravata.

Outra embalagem criativa, feita de sacola depapel e colagens com recortes de flores e botões




Nenhum comentário: