16 de junho de 2009

Casa arrumada

Eu não vou mentir pra vocês dizendo que meu tempo é cronometrado e que faço tudo o que eu gostaria de fazer em casa. Ai ai...pelo contrário, como não sou tão rápida quanto gostaria muitas coisas têm que ser adiadas (que o digam meus armários!). Mas definitivamente estou disposta a deixar em ordem todas as minhas coisas nem que seja aos poucos! Nada melhor do que procurar uma coisa e encontrar. Comecei com meu cantinho (que chamo de escritório): tesouras, fitas, colas, pistolas, enfim, tudo em seu lugar. é um alívio!!! depois parti para meu guarda-roupa!E assim por diante.
Como estou querendo fazer tudo de forma bem organizada andei pesquisando algumas dicas e me recorri também a um livro maravilhoso que tenho aqui, da Cláudia Matarazzo, que se chama "casa, conforto e requinte" que é um livro que dá boas dicas de como manter sua casa bonita, confortável e bem administrada. Um verdadeiro manual de sobrevivência, mesmo para as mais experientes. De vez em quando, quando quero mais inspiração e Ânimo, além de meus blogs favoritos de minhas inspiradoras amigas, recorro a ele. E dentre coisas da net, dicas e sugestões , e também experiências minhas, estou postando algumas sugestões. Claro que toda casa tem seu ritmo próprio, de acordo com as pessoas que moram nelas e suas realidades. Mas no geral, espero que gostem:


DIÁRIAMENTE:


- Varrer a casa (algumas pessoas fazem isso em dias intercalados)
- manutenção do banheiro


SEMANALMENTE:

- Trocar roupa de cama e banho (o ideal, para evitar fungos, é a cada 3 dias)
- Limpeza SIMPLES dos cômodos (varrer, tirar pó, passar pano) e banheiros (que têm produtos específicos para os vasos sanitários, etc).
- Manutenção da limpeza dos panos e acessórios.
- Limpeza profunda forno e fogão.

CADA 15 DIAS:

- Limpeza COMPLETA da sala (inclui lustra móveis): é necessário deslocar os móveis e objetos de decoração!
- Limpeza da geladeira: retirar os alimentos e passar um pano nas prateleiras.
- Limpeza COMPLETA do quarto, o que inclui aspirar e trocar o lado do colchão (mantém uniforme a densidade e evita deformação).
- Limpeza PROFUNDA dos banheiros, ou seja, lavagem geral com produtos mais fortes e apropriados.
- Lavagem PROFUNDA do banheiro externo e dependência de empregada.
- Limpeza DETALHADA de portas e janelas/vidros.

MENSALMENTE:

- Limpeza PROFUNDA da geladeira. Desligá-la, deixar descongelar, limpar as prateleiras e só então ligá-la novamente. (os alimentos do freezer não estragam com este tempo de descongelamento).
- Limpeza interna de armários da cozinha. É preciso retirar as louças.
- Polimento de pratarias.
- Limpeza da Máquina de lavar e secar.

CADA 6 MESES:

- Colocar para lavar as capas de almofadas, edredons e cortinas.