26 de março de 2012

DIcas preciosas para você lavar e passar roupas

Oi amigas queridas,




Hoje eu trouxe para vocês algumas dicas práticas que de repente podem dar um jeito aquelas situações de emergência ou quando falta tempo para cuidar da roupa de forma mais detalhada. Pesquisei na NET par meu próprio uso e resolvi dividir com vocês. Vamos lá:


Para não encolher:                                                                                                                                             Antes de lavar  a roupa de algodão nova, deixe-a mergulhada  durante uma noite em água fria e salgada . Este processo evitará que a roupa encolha quando for lavada pela primeira vez.

Leite para tirar nódoas
As esferográficas esquecidas no bolso deixam marcas de tinta difíceis de tirar! Proceda da seguinte forma: embeba em leite a parte manchada e esfregue com força, até a nódoa desaparecer. se for necessário  repita a operação.

Para não desbotar
Para a roupa não desbotar, na altura de lavar os tecidos de algodão vire-os do avesso e acrescente um copo de vinagre-branco à água de enxaguar. As cores manter-se-ão fixas e a roupa não desbotará.

Desodorantes ou perfumes em contato direto com a roupa podem manchar ou prejudicar seu tecido. Tome cuidado na hora de passar ferro em suas roupas, caso elas não estejam devidamente lavadas as manchas podem se fixar para sempre.

Roupa amassada: Uma dica interessante vem de uma coordenadora de moda e beleza do SENAC do Rio Grande do Sul. É sobre tirar o amarrotado da roupa quando você não encontra um ferro de passar à disposição, pode ser por ocasião de uma viagem ou etc.  Ela informa que usar o vapor ajuda. Você pode usar o banheiro para isto. Feche portas e janelas e abra o chuveiro quente, ou mesmo durante o seu banho, leve a roupa para o local e deixe lá durante o tempo em que estiver tomando banho. A umidade ajudará a desamassar a roupa. Para deixá-la mais lisa, estique a peça e passe a mão sobre o tecido.
Fita crepe em roupas: Além de ajudar a remover os fiapos e bolinhas das roupas, a fita crepe também pode ser de ajuda para ajustar o tamanho de uma calça quando descosturar a bainha ou se você não tiver em mãos linha e nem agulha no momento. É só dobrar para dentro e prender com a fita.


Roupas de lã: É muito comum também nas roupas de lã, formarem-se bolinhas por toda a superfície. Para retirá-las, é só utilizar um barbeador ou uma gilete. Estique bem a peça e passe superficialmente a lâmina sobre as bolinhas.



Zíperes: Os zíperes de calças jeans geralmente dão problemas depois de lavados. Para evitar que emperrem ou quebrem na hora de vestir, basta esfregar giz de cera ou vela por dentro e por fora dos dentes. Puxe para cima. Um hidratante ou outra substância oleosa também ajuda. O grafite dos lápis também podem servir como lubrificante, é só passar o lápis seguidas vezes de baixo para cima, isto faz o zíper destravar.


Roupas Tomara-que-Caia: Uma dica usada até mesmo em desfiles, ajuda a manter o vestido ou blusa Tomara-que-Caia no lugar. Para isto tenha em mãos fitas dupla-face e cole a roupa contra sua pele. Se você for usar a peça, não utilize hidratante no corpo.




3 comentários:

Bruxa disse...

Ótimas dicas!
E particularmente acho que passar é muito pior que lavar.

Abraços e ótima semana.

Lucélia Bagnara disse...

Que beleza essa dica relacionada ao encolhimento de roupas. A muito tempo minha avó havia comentado alguma coisa sobre deixar a roupa no sal. Acontece que ela falaceu e eu não conseguia mais lembrar, e tive de acessar vários sites até encontrar esse blog. Muito bom...já voh aplicar...Valeu mesmo, Obrigada.

Licia Dutra disse...

Amei as dicas,são ótimas! Principalmente a do ziper dos jeans que sempre engancham.Bjsss.