28 de julho de 2011

Casa Arrumada

"Casa arrumada é assim : Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas... Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança. Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos...netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."
Carlos Drummond de Andrade (*)

E é exatamente assim que descrevo um lar. E este é um pedacinho do meu cantinho .
Esper o que tenham gostado, pois tudo o que tenho a dizer nesse momento , se resumiu nesse texto maravilhoso. Aliás, o asterisco é para dizer que há uma certa controvérsia se o texto é rsalmente de Drummond. Mas depois farei uma pesquisa mais apurada e trarei pára vocês o sim ou não. De qualquer forma, seja de quem realmente for, não vai deixar de ser belo.

Abraços,

Posted by Picasa

8 comentários:

livroslt@hotmail.com.br disse...

Uffa!Agora fiquei mais tranquila,porque a minha tem tudo isso!Rsrsrs...Mas é horrível mesmo aquelas casas que quando vc entra, acha que entrou em uma loja de móveis.Beijos.

Andréia . disse...

Oi Ana
Que lindo poema, e sua casa mais ainda.
Amei conhecer esse cantinho.
Minha casa tem muita vida, muito de tudo isso que falou e quer saber? eu amo
beijos

Detalhes que Embelezam disse...

O1 Ana tudo bem?? lindo poema!!!lindo seu cantinho parabéns

bjo

Bibi

livroslt@hotmail.com.br disse...

Oi Ana,eu estava dando uma olhadinha no seu outro blog...não deixei um recadinho lá porque vi que vc não escrevi com tanta frequencia.
Vendo esse blog,jamais pensaria que vc passa por tantos problemas com seu filho.É o que acontece comigo,quem me vê tão sorridente no meu blog,não sabe que na maioria dos dias passo chorando por causa da minha filha.Dura realidade! A minha já tem quase 17 anos.Bom não sei bem o que ela tem,mas se tem é só comigo.Pirraças,ofensas,zombaria e por último me agrediu e não nos falamos mais,vivemos em casa como desconhecidas,isso é terrivel!Pensei que fosse transtorno bipolar ou até mesmo espiritual,pois uma hora ela é amável comigo e do nada agressiva.Bom,que Deus nos dê muita paciência para tudo isso! Tenha um bom dia. Beijos.

Cheiro de Vanilla disse...

Ai ai ai , nao sei se gostei ou nao, pois a minha e bem assim, com tudo e mais, uma pouco de bagunca e sujeira esperando a veza.
Ainda bem, pois vivo e nao e pra casa.
Bjs.....

vera lucia disse...

Ficou show.Poema lindo.Bem real e cotidiano.Adorei.E a casa est linda!
Muitooooo bemmmm!!!

Tina disse...

Oi amiga!
Vim te dar um abraço, e te desejar um feliz final de semana
Que Deus te abençoe
Tina (SONHAR E REALIZAR) e ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

Anônimo disse...

Oi Ana,amiga quero te agradecer pelo carinho com o meu niver,agradço de coração!
Amei sua casinha e casinha tem que ter cara de gente feliz!